“A capoeira serve de instrumento para o desenvolvimento físico, mental e social. Os portadores de necessidades especiais conseguem aderir à prática do esporte, seja realizando movimentos, ou até mesmo cantando. O que em um primeiro momento pode gerar uma limitação, na verdade passa a ser um desafio”.
Para a pedagoga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Sanira Herculano, a inclusão dos alunos com necessidades especiais em academias, entre outros benefícios garante uma melhora significativa na autoestima. “Eles têm um ganho muito maior quando se entrosam. Numa roda de capoeira todos se sentem iguais. Na APAE temos alunos que não conseguem identificar os dias da semana, mas hoje já identificam o dia que tem capoeira. Essa igualdade de oportunidade é fundamental para a socialização.”, informou a pedagoga.
A capoeira é considerada um esporte com grande capacidade de incluir e agregar pessoas, pois nasceu da luta de um povo oprimido em busca de liberdade, a questão da inclusão está na essência da atividade. Ao longo de sua história sempre esteve associada àqueles que lutaram pela afirmação de sua identidade, direitos e valores culturais.
0 comentários:
Postar um comentário