cultura e é a arte de brincar com nosso corpo no tempo e espaço,não só do ponto de vista da psicomotricidade,mas da contextualização da sua própria identidade histórica. Tudo isto é movimento e se é movimento,é vida. Movimento e vida são sinônimos de criança.
É um movimento que o ser humano age no meio ambiente para alcançar objetivos desejados satisfazer suas necessidades,como a da comunicação,a expressão da criatividade e do sentimentos.É através do movimento que o ser humano aprende sobre sí mesmo.
A vivência corporal da criança deve estar sempre engajada num comportamento de exploração e de prazer na descoberta,fazendo com o seu corpo descubra e desafie seus próprios limites,que ousem em situações de perigo,que relacione logicamente e que se torne cada vez mais criativo e espontâneo,atitudes exigidas para o homem nesse final de século.
As crianças são originais e únicas,mesmo fazendo parte de uma sociedade,são todas diferentes umas das outras.Dessa forma,cada indivíduo na sociedade,tem seu jeito de ser,sua essência, sua história.É respeitando
as diferenças e reconhecendo a originalidade de cada criança,que a capoeira entra no mundo infantil,como parte de um todo que veio a complementar e não fragmentar sua vida.
Através da capoeira,a criança também poderá desenvolver a descoberta e a investigação do seu corpo,fazendo ação de busca ao conhecimento e de comunicação com outro ser humano.Só que para isto se efetivar precisamos da figura do adulto,neste caso o professor.
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