segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Capoeira e Auto Estima


A capoeira é uma pratica de variadas facetas,de múltiplas utilidades. As divergências sobre ela continua no seus estilos angola ou regional,ou ambos? Com sua definição não é diferente; arte,luta,dança,jogo,desporto,folclore,cultura popular,filosofia de vida.? E assim segue.
Mesmo com toda essa polêmica,algumas ideias parecem atingir um consenso. A capoeira envolve o praticante,emociona,cativa,empolga. Ela o convida,quase que invariavelmente, a experimentá-la.
Junto a este experimentar descompromissado da capoeira,mesmo sendo ele muitas vezes substituídos por uma valorização da performance, o aluno acabará por vivenciar a corporeidade, a ritmicidade, a consciência de sí, do outro e principalmente de como interagir com esse outro.
È neste ponto de tomada de consciência de sì e do outro que não pode ser desconsiderada a idéia do auto conhecimento como ponte para a estruturação de uma boa auto-estima ". Quem sou eu? Continua sendo  a pergunta mais importante da existência humana". (Branden, 1997 b: 09).
A capoeira pode ser ministrada como um simples atividade física,como luta ou instrumento de defesa pessoal,como elemento cultural e ainda como atividade lúdica,educativa; este enfoque será determinado pelo o universo onde ela for inserida, seja nas academias,nos clubes, em treinamentos de policias,nas universidades ou nas escolas de 1º e  2º graus.
Acredita-se que a auto estima possa ser trabalhada por  meio da capoeira,em qualquer ambiente onde esta atividade seja inserida; entretanto,por uma necessidade pratica de delimitação do escopo.
 A ideia de que a variedade de experiências propiciadas pela capoeira interfere na formação,não apenas física,mais também psicológica e comportamental do capoeirista,ou ainda,que a forma como ele aprende a se comportar na roda influencia ou até determina seus comportamentos no cotidiano, é defendida por vários autores,em sua maioria mestres ou professores de capoeira que reuniram  a esta experiência pratica uma formação acadêmica e uma postura científica para a pesquisa do universo da capoeira. Um desses autores é José Luiz Cirqueira Falcão,mestre de capoeira e professor de educação física. Em sua tese de mestrado,a qual discorre sobre a inclusão da capoeira nas escolas de 1º e 2º graus da rede pública do Distrito Federal,o autor apresenta um trecho de uma matéria escrita por Julie Weelock denominada capoeira para americano jogar e publicado pelo Jornal do Brasil em 11 de janeiro de 1989 com a seguinte afirmação: "a maneira como as pessoas de movimentam,pensam e se comportam na capoeira é a maneira como se movimentam,pensam e se comportam em suas vidas.

Esta capacidade de influencia da capoeira sobre o comportamento pode ser entendida pela multiplicidade de facetas que ela apresenta.É ao mesmo tempo dança,arte,luta,música e jogo (entre outros),o que oferece ao praticante uma rica diversidade de estímulos,não apenas no campo físico,mais também na musicalidade,no raciocínio,na criatividade.Enfim,permite a vivencia de todas as suas potencialidades além de criar sobre o aluno certo fascínio.
Após analisar diversos depoimentos de alunos e professores de capoeira da rede oficial do Distrito Federal,Falcão ( 1996) afirma:
Ficou bem claro,pelos depoimentos dos alunos e professores,que a capoeira é um instrumento que interfere concretamente na formação dos indivíduos.(...) A música,a arte,o desafio da luta, a ludicidade, exibição, a convivência em grupo,são elementos que despertam muita atenção,principalmente dos jovens. Nesse sentido a prática sistematizada e frequente da capoeira pode exercer grande influência no comportamento dos indivíduos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger